top of page

Oficina Virtual!

Bom dia, caros leitores!

Se você perdeu nossa oficina, não se preocupe! Vamos postar aqui o que foi apresentado!

Tema: QUER TROCAR DE CURSO? Nós podemos te ajudar!!

Começamos com uma apresentação resumida de alguns conceitos do nosso curso:

O que é Arquivologia?

Disciplina que tem como objetivo, gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos. O arquivista é o profissional responsável por identificar, organizar, avaliar e preservar documentos, ele organiza e torna disponíveis as informações que são geradas e acumuladas no decorrer das atividades, em instituições e órgãos.

Diplomática?

Estuda a estrutura do documento, repartindo-o em elementos internos e externos, afim de analisar suas características e sua autenticidade.

Autenticidade?

A autenticidade é uma característica que podemos analisar de um documento com o apoio da Diplomática. A autenticidade está relacionada com o emissor e com o processo de produção daquele documento. A Diplomática ao fazer essa análise, verifica se este processo não sofreu alterações no seu decorrer, afim de verificar se os elementos contidos correspondem a um original.

Tipologia Documental?

Estudo que objetiva estudar as configurações que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, ou seja, a sua função arquivística. É uma análise dessas espécies dentro do contexto em que foi criado, afim de identificar sua função.

Espécie documental+Função Arquivítica= Tipo Documental.

O processo de mudança de curso funciona da seguinte forma:

Todo semestre a Unb lança um edital, que define os critérios de seleção e as vagas disponíveis. O aluno vai preencher um formulário de solicitação de inscrição e leva-lo no posto avançado do curso pretendido, que vai dar um comprovante o aluno. O posto avançado, por sua vez, é responsável por puxar a documentação do aluno, analisa-la e ver se ele está de acordo com os critérios estabelecidos no edital.Em seguida, o posto avançado instrui e envia os processos às Unidades Acadêmicas, para que possam ser analisados pelos colegiados de cursos. Depois de dar o parecer, as Unidades Acadêmicas encaminham os processos analisados aos postos avançados da SAA e eles divulgam os resultados no dia estabelecido pelo edital.Caso o aluno não concorde com o resultado, caberá recurso à Câmara de Ensino de Graduação, até 15 (quinze) dias contados a partir da data da divulgação do resultado, a ser interposto nos Postos Avançados da SAA.

E não se esqueçam, para fazer o pedido é necessário preencher alguns requisitos, são eles:

- Ter feito, no mínimo, 24 créditos em disciplinas obrigatórias ou optativas do curso para o qual quer mudar.

- Ter completado as disciplinas que compõem os dois primeiros semestres do curso de origem.

- Ser habilitado em seleção baseada na análise do histórico escolar do estudante.

- Não possuir trancamento geral de matrícula (TGM) no período de solicitação.

- Ter sido aprovado na Prova de Habilidade Específica, para os cursos que a exigem como requisito de ingresso, obedecendo ao prazo de validade da prova.

Além disso, você não poderá participar do processo se for portador ou beneficiário de:

- Beneficiário de convênio ou acordo cultural.

- Beneficiário de mudança de curso anterior.

- Diploma de Curso Superior (DCS).

- Beneficiário de matrícula de cortesia diplomática.

- Provável formando no período de solicitação

- Beneficiário de duplo curso

- Beneficiário de transferência obrigatória ou facultativa.

Lembre-se que você será eliminado caso não cumpra os requisitos acima e/ou não tenha a média ponderada mínima (três) nas disciplinas obrigatórias e optativas do curso pretendido.

Foram feitas simulações de mudança (caso o participante optasse) com cursos fictícios, afim de explicar melhor como funciona todo o processo na prática.

Em nossa apresentação de oficina, contamos com a participação de quase oitenta pessoas!!

 

Ao final de tudo isso nos resta a pergunta "mas qual a importância dessa tal de Arquivologia?". Bom, somos um pouco suspeitos para dizer, mas, TODA!

Uma compreensão básica no estudo da Arquivologia é a importância dos documentos como objetos de prova. Sim, os documentos são criados como fruto de uma atividade ou como ferramenta na execução da mesma, mas, porque os guardamos? Para provar alguma coisa, oras! Agora, não cabe a mim decidir o objetivo de prova, a não ser que seja meu documento guardado por mim, mas que é pra provar algo, isso eu garanto.

"Mas o que tem a ver a prova de alguma coisa com a Arquivologia?". Primeiramente te perguntamos: como guardar um documento sem uma metodologia? Claro que quando falamos de seus documentos, que, provavelmente são poucos, pode ser que não haja muito mistério, mas se estamos falando de uma grande instituição que produz mais de 200 documentos por dia, como organizá-los, tratá-los, geri-los, guardá-los? É na arquivologia que podemos aprender sobre isso.

Além disso, em diplomática, estudamos a autenticidade dos documentos? Sabe o quê é isso?

Nós sabemos!

Pra simplificar, é a característica de um documento que é o que ele diz ser. Isso significa que um documento pode ser usado como prova verdadeira de algum acontecimento. E disso, vocês que acompanham a Lava-Jato conhecem muito bem. Ahhhh, agora entendeu a importância? Como provar algo se o documento utilizado não pode ser usado como prova. E, não se enganem, esse documento pode ser um áudio, um vídeo, um papel, entre muitos outros.

Então pende de novo se acha que a Arquivologia e a Diplomática não têm importância.

Equipe - Quarteto Fantástico

Algumas fotos da nossa apresentação - 09/06/2017


Recent Posts
bottom of page