top of page

Atividade Individual! (Ecinele)

Bom dia, caros leitores!

Mais uma atividade individual aqui:

A importância da Diplomática para a Arquivologia

A aplicação da diplomática na Arquivologia é proveniente do fato de que ela permite a execução de atividades básicas da área, como a classificação, avaliação e descrição. Além disso, ela também assegura alguns dos princípios arquivísticos, como o da proveniência e da unicidade. Tudo isso por meio da apreciação dos elementos externos ou físicos do documento, como o suporte, o formato, a escrita, a forma, o gênero, entre outros. São essas coisas que conduzem uma análise diplomática. E porque isso é tão importante para os documentos arquivísticos? Bom, primeiro, vamos responder o que são documentos arquivísticos: “Todo documento criado por uma pessoa física ou jurídica no decorrer de atividades práticas como instrumento ou subproduto dessas atividades” (Duranti, 2001).

O documento arquivístico é, então, fruto de uma atividade. A diplomática entra nesse contexto de forma a garantir a autenticidade desses documentos. Isso quer dizer que sua importância é proveniente da garantia de que as atividades institucionais sejam validadas e autenticadas através de seus documentos, a partir da verificação dos documentos como únicos, mantendo o conjunto íntegro de acordo com os padrões administrativos e jurídicos sobre eles estabelecidos.

Temos como exemplo os recibos que comprovam a compra de materiais de consumo feitas pelo órgão X. Todo ano o órgão, provavelmente, realiza compra de materiais de consumo (materiais para copa, para limpeza, para banheiro, materiais de escritório, entre outros) por meio de pregão, o que requer a abertura de um processo de compra. Consideremos então que foi realizada a compra, porém, os recibos foram falsificados como forma de corrupção a fim de encobrir uma hipotética transferência financeira maior do que a do valor do produto. Sem que esses documentos, incluindo o recibo, sejam submetidos a uma análise diplomática, é possível que a falcatrua passe despercebida, ou que seja evidenciada quando a ação já tenha sido repetida ao longo dos anos. Isso pode resultar num déficit financeiro para a instituição e na perda de credibilidade da mesma. O que poderia ter sido verificado e resolvido de forma mais simples.

(Claro que o exemplo é simplista e óbvio, mas é apenas para demonstrar de forma mais clara a importância da diplomática para a arquivologia, e, indiretamente, para as instituições).


Recent Posts
bottom of page