top of page

Como foram as oficinas? (Ecinele)

Bom dia, caros leitores!

Vou falar um pouco, conforme solicitado pelo professor André, sobre as oficinas de cinco grupos e suas apresentações.

Grupo 1

De Volta Para o Passado

O grupo falou sobre os contratos de locação dos imóveis funcionais da Universidade de Brasília. Eles iniciaram sua apresentação discorrendo um pouco sobre a Arquivologia e a Diplomática, para em seguida, introduzir o processo de locação, apresentando os pré-requisitos, o trâmite dos documentos, as formas de inscrição, o funcionamento da solicitação.

Logo em seguida, foram introduzidos os conceitos de autenticidade, do qual explicaram a importância de sua verificação como forma de prevenção de fraudes e exemplificaram com a assinatura digital; e de produtor arquivístico, do qual abordaram a gurda dos documentos como objetivo de prova.

Grupo 2

Grupo Alpha

O grupo Alpha tratou dos projetos de pesquisa do PIBIC (iniciação científica). O grupo utilizou de formas lúdicas para atrair participantes e ouvintes, como a atuação de um usuário como "vendedor de ouro de rua", o que realmente chamou atenção e possibilitou que explicassem para ,muitos a importância da Arquivologia e os conceitos envolvidos. Eles apresentaram o PIBIC de forma clara, explicando todo o processo, os pré-requisitos, o funcionamento, os conceitos, as vantagens.

Ao final, o grupo trouxe conceitos como Arquivo Permanente, Produtor Arquivístico e o documento como objeto de prova.

Grupo 3

C&A

O grupo trabalhou com o tema de reenquadramento funcional na Universidade, explicando o contexto do documento, ou seja, o porquê de sua existência, o processo de reenquadramento, os documentos envolvidos. Em seguida, apresentaram os conceitos estudados no semestre, como a análise diplomática, análise tipológica, produtor arquivístico, entre outros.

O grupo realizou uma dinâmica super legal com os participantes, que foio um Quiz, realizada em um Tablet, como um jogo em aplicativo, no qual os expectores seriam avaliados quanto aos seus comichentos do que havia sido previamente explicado pelo grupo, que envolvia conceitos arquivístico e o contexto do documento apresentado.

Grupo 4

Diplogia

O grupo trabalhou com os documentos envolvidos no Processo de Compras de Materiais Permanentes na Universidade de Brasília, apresentando de forma mais detalhado o trâmite dos documentos, desde o memorando originário do processo até seu encerramento, análise de auditoria e arquivamento. Eles também discutiram a questão do produtor arquivístico do documento.

Durante a explicação, o grupo introduz a importância da Arquivologia e da Diplomática, aplicando exemplos de corrupção através de adulteração de documentos.

Grupo 5

Novos Amigos

O grupo escolheu como tema o processo de homologação de diploma na UnB. Durante sua apresentação, eles explicaram de forma clara e concisa todo o processo e os documentos nele envolvidos, trouxeram curiosidades, novidades, tiraram duvidas e incluíram os conceitos arquivísticos de forma interessante. Os Novos Amigos, ao explicarem a diplomática e sua importância, executaram uma pequena atividade de verificação de autenticidades pela tentativa dos participantes de organizaram os símbolos e validações no lugar certo dos documentos.


Recent Posts
bottom of page