top of page

Trabalho Final!

Bom dia, caros leitores!


Estamos chegando ao fim de um semestre e, como consequência, ao fim de nossas atividades regulares neste blog. Agradecemos a todos que nos acompanharam até aqui. É nossa esperança que esta tenha sido um a experiência de verdadeira aprendizagem e que os conceitos e assuntos aqui tratados tenham os auxiliado de alguma forma.

Não nos comunicaremos com tanta frequência a partir daqui, mas esperamos que as informações aqui contidas sejam suficientes para ajudá-los no processo de troca de curso e também, a entender um pouco mais sobre a Arquivologia e a importância da Diplomática.

Quarteto Diplomático

Segue nosso trabalho final, que consiste em uma análise descritiva de toda a trajetória da matéria e tudo que foi produzido até aqui.

Clique aqui!

Ou assista aqui:

Diplomática

Quarteto Diplomático

Introdução

Ao longo do semestre foram trabalhados diversos assuntos em sala e muitas atividades foram realizadas afim de colocar em prática tudo aquilo que vimos nos textos e discutimos posteriormente. No blog criado estão postadas todas essas atividades, individuais e em grupo, cujos temas vão desde análise de séries documentais do ACE (Arquivo Central da UnB), fluxograma no Bizagi, criação de Plano de Classificação e até mesmo a identificação de documentos falsos.

Este artigo é resultado do trabalho desenvolvido ao longo do semestre 1/2017 na disciplina Diplomática e Tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Nosso tema escolhido para ser trabalhado, foi a mudança de curso na universidade, pois além de ser um assunto muito procurado pelos alunos, tínhamos que ter acesso a essa documentação como solicitado pelo professor, e então, escolhemos um documento que compõe este processo que é de fácil acesso e sendo assim unimos o que achamos interessante com os requisitos propostos. O intuito deste trabalho final é deixar registrado o que aprendemos e fizemos ao longo deste semestre, não só no que concerne ao blog, criado para atender a disciplina, mas também em sala de aula e na exposição do trabalho em si, como a oficina.

O Trabalho

Já na primeira semana, nos foi dada a missão de construir um blog e escolher uma série documental para ser trabalhada no decorrer do semestre. A proposta do professor André Lopes veio com a finalidade de apresentar o conteúdo em uma plataforma pratica, pública e de fácil acesso. O blog é então criado com o objetivo de fazer postagens sobre a matéria Diplomática e Tipologia Documental, analisando seu significado e importância, não só para a arquivística, mas para conhecimento geral. Ele mostra assim alguns dos conceitos que englobam o tema, os conhecimentos colocados em prática e um assunto que, ao nosso senso, é útil aos docentes da Universidade. Os debates em sala e interações entre o grupo nos guiaram na escolha do documento.


Nosso grupo se formou de maneira aleatória, a seleção foi feita em sala dividindo grupos previamente formados. Uma vez decididos os integrantes, chega a hora de nomear o quarteto, escolhemos então o nome Quarteto Diplomático, como uma alusão ao Quarteto Fantástico, série de super-heróis da Marvel.


A próxima decisão era referente ao documento com a qual trabalharíamos e o tema que ele abordaria. Com o intuito de produzir algo interessante e que tivesse verdadeira usabilidade aos estudantes da Universidade de Brasília, escolhemos o tema Troca de Curso (Mudança de Opção), que consiste na transferência interna entre cursos da universidade.


Assim que tudo foi decidido, o professor André Lopes deu seguimento com o semestre e nos apresentou toda a parte teórica da disciplina, abordando conceitos da Diplomática e Tipologia Documental. Aprendemos muito sobre essa, até então, desconhecida área da Arquivologia. Desta forma, entendemos um pouco mais sobre alguns conceitos que trabalharemos a seguir:



Conceitos estudados


Diplomática

A definição de Diplomática como "disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos" pode soar um pouco rasa, mas para deixar mais claro, vamos expor o que compreendemos ao longo do período, que é o fato que ela lida com o estudo da autenticidade dos documentos, a partir da análise do trâmite e da identificação de sua espécie documental. Ou seja, a diplomática nos diz se um documento é aquilo que ele diz ser.

Autenticidade

O Conselho Nacional de Arquivos nos traz a seguinte definição: "Qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade", isso significa dizer que um documento pode comprovar um acontecimento, e que a forma de garantir que tal comprovação como utilizável em um contexto jurídico, é através da verificação de autenticidade do documento.

Tipo Documental e Espécie Documental

O tipo documental é definido, de forma rudimentar, como o estudo dos tipos documentais, descritos pela simples equação espécie+função. Essa espécie é simplesmente o nome dado ao documento, como ele é chamado. Assim, o tipo documental é a junção do nome do documento com a sua função dentro de determinado contexto, por exemplo: ata de reunião + para controle de reunião.

Trâmite

É o curso, o trajeto, cada passo que o documento deu desde o momento de sua criação.

Documento de Arquivo

O documento de Arquivo é aquele criado com um propósito, com uma finalidade; durante o curso ou como objeto de uma atividade, normalmente institucional.



Exposição ao Público


Nosso trabalho e nossas pesquisas sobre o tema "Alteração de opção" e nossas análises sobre o documento "Formulário de solicitação de alteração de opção", bem como os conceitos por nos aprendidos durante o semestre foram apresentados aos alunos da Universidade de Brasília em forma de oficinas.

Todos os grupos criaram modelos de estandes em meio a entrada do Instituto Central de Ciências, ala norte (ICC-Norte), comumente conhecido pelos alunos como "Ceubinho". Lá, cada grupo ficou responsável por sua forma de apresentação. Nós, do quarteto, penduramos bandeirinhas, exibimos banner, criamos folders para distribuição, entre outras coisas.

Contamos com a participação de quase oitenta alunos, o que fi bem surpreendente e inesperado. A todo momento alguém aparecia , interessando no assunto. Alguns, só queriam saber o procedimento de troca de curso na UnB, mas, conseguimos fazer uma apresentação completa para outros, abordando, assim conceitos ais arquivísticos e explicado para o público a importância de nosso curso e também da Diplomática para a sociedade como um todo.



Conclusão


Muito foi conquistado ao longo do semestre, absorvemos os conceitos referentes a matéria e a forma de aplica-los, através do blog, aulas ministradas e debates entre os colegas de semestre. Conseguimos perceber também que muitos discentes desconhecem a forma e o processo da troca interna de curso, e maior ainda é o número de alunos que desconhece a arquivologia, sua importância e função.

Conseguimos agora, perceber a importância de projetos e trabalhos que envolvam apresentação ao público, com o fim de disseminar a importância e os conhecimentos arquivísticos, bem como a conscientização da necessidade de gestão, conservação e guarda dos documentos. Além disso tudo, a experiência os faz absorver melhor aquilo que nos foi passado durante o semestre.

Consideramos muito válida a diádica por trás do blog e das oficinas, e agora podemos dizer que, realmente vale a pena.







Recent Posts
bottom of page