top of page

Como foram as oficinas? (Eric)

Bom dia, caros leitores!


No dia 09/06/2017 aconteceu, na ala norte do Instituto Central de Ciências, a apresentação de oficinas referente a matéria de Diplomática ministrada pelo professor André Lopes. Os grupos discorreram sobre seus respectivos temas de uma maneira dinâmica, atraindo aqueles que por ali passavam com uso de jogos, brindes, cartazes bem trabalhados e abordagens que despertavam o interesse do público alvo.


Arquivo Anônimo

A equipe se destacou na apresentação de seu tema, o processo de reintegração que é responsável pela volta de um aluno jubilado a Universidade, tiveram como grande foco a legislação e como ela se aplica ao processo, ressaltando também a importância da Arquivologia dentro do mesmo e suas relações com o caminho percorrido na reintegração. Eles trouxeram uma lista de participação com modelo dinâmico de “post it” assinado pelo público e colado em cartaz, usando deste artifício para diferenciar de maneira positiva o “stand”.


Novos Amigos

O grupo foi prejudicado pela ausência de luz no local que escolheram para montar seu “stand”, “bola fora” para o setor da universidade responsável pela manutenção patrimonial e “bola dentro” para os Novos Amigos, que souberam superar essa adversidade com muita didática e uma apresentação maravilhosa sobre a documentação necessária para solicitação do diploma junto a SAA.


Arquivo X

A apresentação deste grupo foi muito didática, e criaram um “passo-a-passo” para exemplificar o tramite e inserir o publico dentro do processo, trazendo informação aos que desconhecem e pontuando a atuação da arquivística no campo abordado. Percebi que aqueles que assistiam, de fato, desconheciam o funcionamento e o porque de ser como é, a apresentação contribuiu para a desmistificação da contratação de estágio, algo que é comum na vida de grande parte dos universitários.


Diplogia

O processo de compras de Material Permanente foi o tema mais interessante da noite, não só pela carga que esse assunto trás, mas também pela capacidade do grupo de abordar o assunto de maneira cativante, incitando o questionamento e desmistificando o processo. Ele também pontuou a mudança dos sistemas da Universidade, contextualizando a compra de material antes e depois do SEI, usaram como exemplo a compra de lixeiras, talvez em protesto e ironia ao caso de um antigo Reitor que fez uso indevido do dinheiro público para aquisição de “lixeiras luxuosas”.


Os Bárbaros

O grupo fez uma oficina com varias fotos sobre o Projeto de Memória do Movimento Estudantil (PROMEMEU), que tem sua documentação na guarda do Arquivo Central da Universidade de Brasília, eles entregaram certificados com referenciais ao tema e ao grupo no final da apresentação, sento esta a melhor lembrança da noite por ser criativa e bem elaborada. O grupo também se posicionou em um local estratégico, com maior passagem de pessoas, e expôs uma série de fotografias do projeto para despertar a curiosidade dos trausentes.



Recent Posts
bottom of page