Atividade Individual no ACE!
Bom dia, caros leitores!
Lembram da atividade que realizamos no dia 24/03?
Pois é! Agora vamos falar um pouco sobre como foi a execução da atividade individualmente.
ECINELE
Bom dia, leitores! Sou a Ecinele e meu personagem foi o de Receptora, ou seja, fiquei responsável por ouvir, agrupar e transmitir as informações coletadas pelos meus colegas.
De tudo que ouvi e li das anotações dos outros personagens, percebi o quão difícil é entender alguma questão ou o funcionamento de alguma instituição apenas ouvindo de terceiros. Entretanto, percebi a necessidade de uma pesquisa diversificada sobre a instituição antes da realização de uma análise documental do arquivo da mesma.
Conforme foi desenvolvido na atividade, vejo como indispensável a análise do observador, que vai realmente ver e identificar os tipos documentais; também a análise do entrevistador, que leva em conta as opiniões e informações transmitidas pelos próprios funcionários; além disso, é também interessante o papel do jornalista ao fazer uma pesquisa de campo e coletar o entendimento geral sobre a instituição, a fim de atestar a importância da instituição para o público.
Além de tudo isso, creio que ainda é de maior importância (e infelizmente não seria possível sua inclusão na atividade) um estudo sobre a história da organização e sua trajetória, confirmando a função da mesma e as atividades ali realizadas.
ERIC
Dentre os quatro papeis a serem desempenhados na dinâmica, tive a oportunidade de atuar como observador e conhecer o acervo permanente do Arquivo Central. Nos primeiros minutos de analise pude identificar que aquele arquivo custodiava documentos oriundos das atividades meio e fim da Universidade de Brasília, de caráter permanente, constituído por conjuntos documentais de órgãos complementares, faculdades, institutos, centros acadêmicos e da própria administração, sendo estes os documentos referentes a reitoria, conselhos e outros. Dentre todos estes, o que mais me chamou a atenção foram os objetos encontrados dentro do acervo, resquícios do tempo em que o ACE era CEDOC. Ao fim dos 15 minutos de observação, compartilhei e debati com os outros integrantes do grupo o que vi e conclui a visita, podendo juntar e trocar as informações que cada um tinha.
KIMBERLY
Olá galera! Eu como entrevistadora fiquei responsável por coletar informações através de perguntas feitas a uma das servidoras do Arquivo Central. Tive a oportunidade de reunir várias perguntas juntamente com outros colegas e tirar todas as dúvidas referentes ao arquivo e seus respectivos documentos. O meu papel dentro da atividade foi trazer o maior número de informações para o meu grupo, pois como estava falando diretamente com alguém que trabalhava lá, podia contar com informações mais concretas para repassar para a receptora. Considero que a atividade além de bastante importante para entender o funcionamento do Arquivo também nos trouxe muito conhecimento individualmente, pois através das perguntas e repostas, conseguimos tirar muitas duvidas existentes no curso.
HEBERT
Infelizmente, não participei da atividade dos personagens.