Análise de séries documentais
Bom dia, caros leitores!
Na aula de Diplomática do dia 17/03 a turma realizou uma visita ao Arquivo Central da Universidade de Brasília. Lá, participamos de uma atividade conduzida pelo professor e seus dois monitores, que consistia em observar, analisar e fazer anotações sobre três séries documentais diferentes, uma de Processos de Compra, outra de Processos de Transferência Compulsória e a última, de Frequências Individuais para Adicional Noturno.
Durante a atividade, conseguimos aprender de forma mais clara, os conceitos de série documental, espécie e tipologia documental. Além disso, entendemos mais sobre a importância de uma análise de documentos baseada no contexto em que ele se insere, acima da análise do documento em si.
Postaremos aqui os resultados da atividade que contam com um quadro comparativo de nossos entendimentos anteriores e posteriores, uma análise diplomática mínima, um quadro de contextualização tipológica, um exemplo de plano de classificação tipológica e o plano de classificação segundo o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):