top of page

O que é tipologia documental?

Algumas definições de tipologia documental:

A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (BELLOTTO, 2002, p. 19)

A tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. A junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental(...). (MARQUES, STAMPA, 2012)

Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

A tipologia documental pode ser definida, de forma rudimentar, como o estudo dos tipos documentais, descritos pela simples equação espécie+função. Ou seja, a tipologia dos documentos é uma análise de espécies documentais dentro de um contexto de criação, para identificar sua função dentro desse contexto. Dessa forma, ela é parceira da diplomática, ou uma extensão de atuação da mesma com uma aplicabilidade arquivística.

"(...) pode-se afirmar que a Diplomática estuda as espécies documentais e que em sua nova abordagem, denominada tipologia documental aqui no Brasil, estuda os tipos documentais" (THOMÉ, 2012, p.30)


Recent Posts
bottom of page