top of page

O que é diplomática?

Leia a seguir algumas definições de Diplomática

A Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo Direito. (BELLOTO, 2002, p.13)

A diplomática é uma metodologia analítica que categoriza tudo para estudar. Ela reparte tudo em elementos internos e externos. A primeira coisa que a diplomática reparte é o formulário escrito. O método diplomático é aplicável na verificação de qualquer coisa que seja um documento. (DURANTI, 2005)

Disciplina que estuda o documento singular ou, se preferirmos, a unidade arquivística elementar, o documento, mas também o arquivo, o registro, analisando, sobretudo, os aspectos formais para definir a natureza jurídica dos atos, tanto na sua formação quanto nos seus efeitos” (CARUCCI, 1987, p. 27)

Ou seja, a diplomática é a área responsável pela verificação de autenticidade documental através de análise das características formais e substanciais dos documentos, que, ao ser utilizada pela Arquivologia, torna-se um estudo das séries e tipologias documentais, examinando, assim, o contexto em que o documentos está inserido, considerando todo o ciclo vital do mesmo.


Recent Posts
bottom of page